Início do Conteúdo

Conselho de Ética da Câmara Municipal arquiva denúncia contra Waldyr Villela

O Conselho entendeu que a denúncia perdeu o objeto, não merecendo ser processada, tendo em vista, já ter sido o vereador julgado anteriormente pelos mesmos fatos e causa já apresentados anteriormente
Conselho de Ética da Câmara Municipal arquiva denúncia contra Waldyr Villela

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

 

O Conselho de Ética da Câmara Municipal, que tem os vereadores Otoniel Lima (PRB), presidente, André Trindade (DEM), Jorge Parada (PT), Marinho Sampaio (MDB) e Mauricio Vila Abranches (PTB), em sua composição, se reuniram na tarde desta quinta-feira, 05 de julho, para discutirem sobre a representação apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, solicitando a cassação do vereador afastado Waldyr Villela (PSD).

No dia 11 de agosto de 2017 Waldyr foi afastado do exercício de sua função de vereador por determinação da justiça. Na ocasião, o Conselho de Ética cumpriu todo procedimento regimental, e decidiu pelo arquivamento da denúncia por não verificar nas condutas do vereador fatos que pudessem instaurar procedimento disciplinar previsto nos artigos 13 e 14 do Código de Ética e Decoro Parlamentar.

Em maio deste ano, o PSOL protocolou denúncia nesta Casa de Leis, novamente solicitando a cassação de Villela, que, após analisada pelo jurídico da Câmara, foi encaminhada ao Conselho. Depois de analisada pelos vereadores que compõem o Conselho, ficou entendido que se tratava exatamente dos mesmos fatos pelos quais já foi submetido e processado, consistindo em único diferencial a questão do mesmo ter se tornado réu no processo judicial que tramita na 5ª Vara Criminal de Ribeirão Preto.

Sendo assim, o Conselho entendeu que a denúncia perdeu o objeto, não merecendo ser processada, tendo em vista, já ter sido o vereador processado e julgado anteriormente pelos mesmos fatos e causa já apresentados anteriormente.